Atendendo às demandas da população, a Prefeitura de Contagem segue com a sinalização de ruas e avenidas da cidade, por meio do Programa de Atendimento às Regionais, realizado pela Transcon.
Com as intervenções, a Prefeitura fornece mais segurança para pedestres e motoristas, nas oito regionais de Contagem.
Nesta semana os trabalhos estão sendo executados na região de Vargem das Flores. Na terça-feira (20/6), às equipes da participação popular, engenharia de planejamento e vice-presidência da Transcon permaneceram na rua VC2, em Nova Contagem.
Entre as prioridades solicitadas pelos moradores, parte do Programa de Atendimento às Regionais, destaca-se a garantia das sinalizações com a inclusão de urbanismo tático, na praça do ABC, no bairro Nova Contagem.
Na ocasião, foi entregue a Administração da Regional Vargem das Flores um projeto com as melhorias no trânsito que serão realizadas.
O administrador Wander Batista falou sobre o processo de levantamento e escolha das demandas pela comunidade. “Aqui em nossa região, temos um conselho regional que escolheu como prioridade essa intervenção que a Transcon vai realizar. As intervenções vão dar mais conforto e segurança para os moradores. Aqui é uma área comercial e os comerciantes escolheram essa intervenção”.
Entre outras ações desenvolvidas para a regional e os moradores serão implantadas sinalizações horizontais e verticais com a instalação de redutor de velocidade, pintura de faixas de pedestres, travessia elevada, paradas obrigatórias e de área escolar.
A comerciante e moradora Edna dos Santos discutiu sobre a iniciativa. “Será ótimo não só pra mim, mas para todos os moradores aqui da região. Dirigir sem sinalização, sem placas, é muito complicado”.
As demandas foram atendidas e mantidas em reuniões anteriores com os conselheiros que representam os moradores, administração regional e o corpo técnico da Transcon.
O vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis, esclareceu sobre os critérios adotados pela autarquia para a realização das obras. “A gente recebe uma demanda tanto da regional, quanto de diversos cidadãos e entidades da cidade. Todas são tolerantes com o conselho regional e com o administrador regional. Então, a gente avalia a necessidade, a segurança, dentro dos critérios técnicos alcançados pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Desta forma, a regional passa como prioridades e iniciamos o processo de implantação”.
O motorista Sebastião Pereira falou dos benefícios das revitalizações e sinalizações na região. “Será gratificante para quem trabalha com transporte alternativo, principalmente para estacionar. A gente que trabalha na porta dos supermercados, toda hora está saindo e chegando com passageiro. Certamente, vai ser bem melhor”.
Nos próximos dias, os atendimentos estão previstos para serem iniciados na Sede.